quinta-feira, 5 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Noite - Marcelo - Andrade Morettin | 4º dia


Exposição de Trabalhos - Marcelo Maia - Andrade Morettin Arquitetos e Associados


Marcelo Maia




Marcelo apresentou 4 trabalhos do escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados - SP e explicou brevemente como funciona o escritório que participa de bastante concursos; um dos motivos que levou o escritório para frente.



Com o terreno perto da praia, teve como proposta não derrubar nenhuma árvore e ser implantada em uma clareira no terreno em frente a praia.

Características: ambiente muito úmido e quente, ventilação cruzada, elevada do chão, frente ao mar, estrutura em madeira, , planta bem simples, varanda com pé direito duplo integrando a sala, 2 volumes (uma casca que protege das intemperes e dentro valores que integram a arquitetura), obra limpa, isolamento térmico de lã de rocha, transparência, inóspita e crua vista de fora, aparência exterior de um container, tela mosqueteiro nas fachadas frontal e posterior, transpasse entre os dois lados, integração com a natureza.




Projeto criado para um concurso Nacional com 2 fases e 116 inscritos.

Todo feito em estrutura metálica, sua implantação tem relação com o convento existente no terreno (exigência da Petrobás).

Em forma de uma lâmina com 4.000 m² toca o terreno o mínimo possível, dando a impressão de que o objeto arquitetônico "caiu" no terreno. A cota em que foi implantado é a mesma em que situa o Convento, mantendo um contato visual do usuário.

Características: adequação ao clima, ventilação ao mesmo nível do usuário, brises em madeira barram o sol mais crítico e a tela metálica o mais fraco, o projeto é todo aparafusado não tendo nada soldado.



Localizado na Vila Madalena - SP, um bairro muito alto, tem o privilégio da vista para a cidade.
Caráter universitário, perto da USP (bairro de estudantes).
Total flexibilidade dos apartamentos (layouts diferentes), o cliente pode escolher como quer o apartamento.

Para a construção do projeto não conseguiram comprar todos os terrenos (uma senhora não quis vender sua casinha), por isso ele tem essa forma em "L".

Sua entrada é dermacada com uma escala monumental.
Foram utilizadas como ele mesmo disse, "plaquinhas" (revestimento em madeira) nas fachadas com o objetivo de deixar o apartamento mais arejado e divertido com um aspecto mais "pop".





PS: Confesso que no meu 5º período fazendo estudos de caso pessoais para o Edifício Residencial encontrei este projeto e fiquei encantada com o mesmo; foi uma das minhas inspirações para o meu PA.


Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado e até manhã! (Último dia!)

Beijos ;**

Nenhum comentário: