quarta-feira, 4 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Manhã | 3º dia

Professora Aline Marques - Fibras Naturais
Acadêmica Regina Machado - Bambu




O uso de fibras na construção civil tem crescido bastante nos últimos anos mas a aplicação deles ainda é complicada hoje em dia. Atualmente o entulho na construção civil é de 70%, se você for consciente e utilizar materiais renováveis esse valor cairá bastante.

Apesar de o clima em nosso país ser bastante favorável e o solo também, esses materiais não são ainda muito utilizados devido a falta de mão-de-obra, conscientização da população e pelo fato de o mercado ser muito rápido e não haver produção para tamanha demanda.

Não basta apenas ensinar como fazer, é preciso ser produzido em maior escala, conhecer as fibras corretas para determinada situação (ver se o mesmo resiste bem aquilo que está sendo proposto), mostrar também as vantagens e complexidade de tal processo.
Tudo precisa ser bem estudado.. qual é o impacto ambiental? o uso desses valores? a questão social?

As fibras são estudadas e aplicadas em uma escala de construção menor. Nem sempre o processo é 100% limpo, se misturado ao cimento por exemplo já não é mais; portanto é preciso ter uma consciência de até que ponto aquele material é bom ou ruim.

Ex: fibra de coco, capim em coberturas, bambu.


No final da palestra foi mostrado pela Acadêmica Regina um projeto de pesquisa de uma casa que foi quase totalmente feita em bambu. Os estudos e processos que foram de suma importância para chegar aquele resultado, o incentivo e participação da população que foi fundamental, as vantagens de se utilizar esse material (que é barato, fácil e rápido), o preço final (R$ 6.000,00) e até mesmo os "erros" cometidos com o intuito de serem aprimorados nos próximos testes.



________________________

Professor Fernando Lima - Arquitetura Digital

"O computador faz o que você faria braçalmente, é para nos ajudar simplificando as coisas e ganhando tempo"

De início logo após a introdução do quanto a arquitetura digital é importante para nós, foi mostrado um vídeo do Simpsons com o arquiteto Frank Gehry e sua concepção projetual tratada de um modo um tanto quanto "engraçada". O mesmo tem grande participação na palestra, pois devido a complexidade de seus projetos foi criado um programa que facilitou bastante a visualização de sua arquitetura.

Fernando menciona também como as possibilidades da computação gráfica inserem o profissional em um universo para alguns completamente desconhecido e por isso é preciso conhecer todos os recurssos que estão a nossa disposição.

* Realidade Virtual que inclui os programas como CATIA e Digital Project mostrando projetos que foram criados neles (muitos de Gehry) e que só foram possíveis de serem executados devido a existência dos mesmos.

*Virtual Building: não trabalha mais com desenho e sim com a construção visual. É um novo conceito, novo pensamento.
- Comunicação: permite as equipes de projeto uma comunicação rápida e precisa;
- Integração e
- Otimização.

Foram mostrados alguns exemplos no decorrer da palestra como o "Ninho de pássaro", City Hall of London, Swiss Re, entre outros..

No final, nos surpreendeu com um vídeo mostrando como é feita uma maquete de resina com cortes a laser.



Aqui um techo citado pelo palestrante que achei interessante:

"Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade."

(Karl Marx)







É isso aí, espero que tenham gostado! (:

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário: