quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lixão do Pacífico

A pedidos.. atualizando (:



Reportagem do fantástico no último domingo chama a atenção para a região entre o litoral da Califórnia e o Havaí, ‘o Lixão do Pacífico’. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.



Um oceano de plástico, uma ‘sopa’, de tamanho aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás nos assusta.

A grande expansão dos pedaços de plástico - de fato a maior quantidade de lixo no mundo jogada fora - está sendo concentrada em uma determinada área pelo movimento circular das correntes marítimas. Esta sopa em movimento expande-se por cerca de 500 milhas náuticas a partir da costa da Califórnia, cruza o norte do Pacífico, passa o Havaí e chega quase ao Japão.


Curtis Ebbesmeyer, um oceanógrafo e um técnico que controla os dejetos de plástico em praias, vem acompanhando o aumento do lixo de plástico nos oceanos nos últimos 15 anos e compara o vórtice de lixo a uma entidade viva: “Ele se move em círculos como um grande animal sem controle” Quando esse animal se aproxima da terra, e isso acontece no arquipélago havaiano, o resultado é dramático. “A área de lixo se derrama sobre a praia, e você tem uma praia coberta com esse confete de plástico.”


Historicamente o lixo que chegava aos oceanos era biodegradável. Mas os plásticos modernos são tão duráveis que objetos com mais de 50 anos podem ser encontrados na área do norte do Pacífico; principalmente sacolas plásticas de supermercados. Segundo oceanógrafos, pelo fato de o mar de lixo ser translúcido e estar numa superfície de água, ele não pode ser detectado em fotografias de satélite. “Você só o vê da proa dos navios”.


De acordo com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, os refugos de plástico causam a morte de mais de um milhão de pássaros marinhos todos os dias, e também de mais de 100 mil mamíferos marinhos. Seringas, filtros de cigarro e escovas de dente tem sido encontradas no estômago de aves mortas, que as confundem com comida.



Vamos mudar em quanto ainda há tempo; cada um faz a sua parte e o planeta agradece ! ;)

"Você deve ser a mudança que gostaria de ver no mundo" Gandhi

Há portanto um grande caminho a percorrer! ^^

Nenhum comentário: